terça-feira, 1 de abril de 2008

Vamos falar de política?

Posted in , , , by Bruno Marconi da Costa | Edit
Introdução

Tolo é aquele que diz que "Religião e política não se discute". Tudo é discutível, contanto que as partes da discussão sejam razoáveis e racionais a ponto de entender quando seu argumento é colocado por terra. Percebe-se certa intolerância política nos debates ideológicos travados nos meios virtuais e no próprio meio estudantil. Ninguém quer ceder.

Argumentos toscos são utilizados quando eu cito que sou socialista: "Ah, mas o socialismo nunca vai acontecer", "cara, se enxerga, o socialismo não deu certo", "que coisa ultrapassada e hipócrita!"... não se aprofundam à uma argumentação plausível e baseada em críticas aos conceitos diretos da minha posição política.

Há pouco tempo me entreguei a uma reflexão sobre a diferenciação de discussão política para a discussão sobre a corrupção. De fato, estão inteiramente entrelaçadas as duas, mas tratam de matérias totalmente diferentes. Uma coisa é discutir a idéia daquele determinado político ou daquela instituição, a outra é saber a idoneidade desse indíviduo ou dessa corporação.

A discussão de idéias e a difusão delas é a que leva à um desenvolvimento da democracia. Basear-se somente em quanto o candidato é ladrão ou não sempre pode ser levado à manipulações e interesses facilmente construídos.

Claro, a discussão sobre a corrupção é MUITO necessária, e deve ser MUITO combatida, porém a democracia não é baseada nisso, como a mídia sensacionalista e elitista de nosso país cisma em tentar frizar.

Abro aqui nesse blog um espaço livre para discussão de política, contanto que com argumentos plausíveis e desenvolvidos.

No próximo post vou falar sobre a participação e percepção popular na política do Brasil, a idéia de que o "povo não sabe votar" e o desenvolvimento da democracia.

3 Comments


  1. Anônimo

    política no seu quadrado




    você bem sabe que nem vai sair muita coisa de mim quando o assunto é politica :/
    Só quando eu me empolgo [hummmm
    Não é o caso! :D Mas eu acabo te deixar rico!

    comentario anonimo mesmo, adivinha quem éé

    :*

    1 de abril de 2008 às 20:28

  2. Dodi says:

    Como eu te disse outro dia, eu acho q a maior parte dos problemas na sociedade vêm do homem.

    Mas eu acho isso uma discussao pra ser feita cara a cara, pela internet é mto impessoal e eu odeio debater qualquer coisa na internet xD

    Qq dia desses a gente senta pra tomar umas cervejas e discutir direito, q nem gente com vida =D
    aehueaheueahaue
    o/

    1 de abril de 2008 às 20:52

  3. Carolyny says:

    Toda e qualquer discussão é possível quando se existe RESPEITO, de ambas as partes, não é?!

    3 de abril de 2008 às 15:45